mercredi 28 mars 2007

rapidinhas sobre os franceses

- E mentira que os franceses nao falam e/ou nao gostam de falar ingles nas ruas. Sempre que eu peço informacao, eles descobrem que eu sou estrangeira (por que sera???) e começam a falar em ingles comigo. Ou eles acham que eu nao sei nada de frances e que sera mais facil eu entender o ingles, e entao sao gentis, ou eles acham que eu ao sei frances e como estao com pressa falam ingles para ser mais rapido.

- Quando eu falo frances por muito tempo é dificil falar ingles.

- Fui com uma amiga espanhola ver uns albergues e em um deles o homem que nos atendeu NAO falava frances! foi dificil: porque a gente ficou bloqueada no ingles, e soltava umas palavras de frances de vez em quando (faz tempo que eu so estudo frances, mas ela é formada em traducao espenhol-ingles!).

- Os franceses tomam banho, o que me impediu de nomear meu blog como "Tomando banho em Paris", sugestao de um amigo. Bem, nao sei se todos, porque ja encontrei em alguns o tal "cheiro caracteristico". Mas, convenhamos, isso em qualquer parte do mundo.

- Agora, a nocao de limpeza (e acho que tb a propria limpeza, no sentido de que existe) para outras coisas é diferente. Por exemplo: 1) colocar a bolsa no chao é normalissimo. quando eu digo que no Brasil nao é, perguntam se é porque roubariam. Eu acho que tem esse risco tambem, mas as duas razoes que eu encontrei sao: o chao é sujo e o dinheiro vai embora! (e eles voltam a perguntar se vai embora por que, alguém leva??? alguém ai tem alguma pista?); 2) colocar os talheres diretamente em cima da mesa da sala, ou da mesa de centro, ou o pao direto na mesa sem prato também é comum, até no restaurante do Champs Elysées.

2 commentaires:

Unknown a dit…

Eles tomam banho, mas não lavam a roupa! Ficam usando a mesma roupa a semana inteira... assim não tem nem "rexona francês" que sustente! rs
beijo!

clarissa a dit…

Eh muito verdade!!! Vc descobriu!
Eh mesmo, nao tinha pesnsado que era por isso!

Bjs
Clarissa