samedi 17 mars 2007

noticias daqui!_2

bonjour!

ola a todos, obrigado aos que responderam, deram noticias, sinal de vida, disseram que ficaram contentes ou mesmo que eh bom ouvir as historias desse lugar cheio de historia (desculpem o trocadilho, mas eh verdade, entre os 'leitores' temos uma prof de historia, e fico muito feliz de trocar com ela!hehe)

alors, sabado a noite foi aquela coisa, aquele email enorme ate as duas da manha... eh claro que eh bom ficar um pouco em casa, pra realmente me sentir em casa aqui...

hoje tirei um tempo pra escrever, mas ainda preciso terminar as malas pois vou viajar. essa vida de turista tb eh muito agitada!!!

mas a saudade e o "caramba, nao sou so turista aqui" bateram na terca a noite, exatamente uma semana depois que sai do brasil, e no tempo exato que o meu irmao disse que aconteceu com ele, quando foi pra miami. bateu, deu saudade, fiquei pensando, e... no dia seguinte (ontem) falei no total umas quase tres horas em portugues no telefone, entao diminuiu bastante (como falta a lingua, quando se passam os dias sem que se consiga exprimir exatamente tudo o que se quer!). essa historia do skype eh maravilhosa: compram-se creditos e fala-se chamando do computador para um telefone comum, paga-se muito, muito barato!

mas, bem, paris.

domingo voltei ao parque du monceau (logo que eu enviei o outro email descobri esse "du" ai), pra correr. tarde, pensei, as onze e meia da manha. lotado! todo mundo correndo, e como o parque e pequeno, pro mesmo lado, ou entao se trombariam. os que nao corriam patinavam, as criancas, e alias tem muitas delas e dos adolescentes que andam de patins no meio da rua. agora, aqui tem gente correndo (literalmente, como exercicio, alem daqueles que tem compromisso e tambem correm, claro) perto de todos os parques, e a qualquer hora. em niteroi nessa epoca oito da manha ja ta tarde, muito quente...

a tarde eu ia no museu d'orsay, que todo mundo diz que eh maravilhoso, mas ja cheguei um pouco tarde e tinha uma fila enorrrrme, porque no primeiro domingo do mes eh gratis. como tenho tempo, deixei pra outro dia, comprei um le monde e fui sentir frio no tuileries, o jardim do louvre. o frio nao me deixou julgar bem, eh claro que eh bonito, mas lugar agradavel no inverno eh lugar fechado!!!

do meu novo cartao telefonico liguei pra fernando, que nao estava, estava na praia... tudo bem...

embaixo do louvre tem um shopping! bem, chama-se carrousel du louvre, onde esta a outra piramide, a invertida, e diz o dan brown (meu deus, ele virou referencia?) que esta o santo graal tambem! mas enfim, as lojas aqui tb sao normalmente fantasticas, e nesse lugar tinha uma que vendia tudo do pequeno principe, tudo, tudo, tudo, e do baba, o elefante, nao sei se voces lembram, dos livros e do desenho animado na tv cultura que eu via ha uns 13 anos atras. tudo lindo, claro.

as vezes me pergunto se estou muito deslumbrada... mas tambem... como nao estar??????

a noite fomos a montmartre, a santa teresa de paris! rsrs metro, ladeira, praca du tertre, cercada de bares e gente na calcada. isso eh muito legal, tem uns aquecedores do lado de fora para que se possa aproveitar a noite e ainda ficar confortavel! e um monte de artistas fazendo retratos, outros que recortam no papel seu perfil, entre outros. nesse dia nao estava cheio de gente porque estava muito friiiiioooo...

"tomamos um copo" la. essa eh a traducao literal da expressao "prendre un verre", e eu, que sempre achei engracada, agora estou achando normal, pela quantidade de vezes que os parisienses entram em lugar, tomam "um" de qualquer coisa e vao embora, talvez ate para outro "bar" ou cafe. ou comer em casa, o que tambem eh comum e muito facil. alias, esse e um capitulo a parte.

em montmartre, a sacre-coer! que coisa mais maravilhosa eh aquela igreja, na hora pensei, mais ainda bonita que a notre dame, mas nao sei bem. acho que eh melhor nao comparar. meu guia me diz que ela nunca foi considerada realmente bonita, entao fico imaginando o que vem pela frente!

a vista de la eh otima, porque eh bem alto. amelie poulain esteve la, mas eu realmente preciso ver esse filme de novo com olhos para paisagem agora, pois nao me lembro dessa cena!

de la tambem vi a iluminacao relativamente nova da torre eiffel, que a cada hora inteira faz um espetaculo de 5 minutos de luzes: mais brancas, mais brilhantes. tambem eh belissimo.

todo dia quando vou pegar o metro olho pra torre eiffel e penso: paris!

ontem quando estava indo pro curso dei uma escorregadinha, e pensei: merde! paris!!! fui batizada.

o curso comecou na segunda, com um teste. estou numa turma avancada e com uma professora que esta se divertindo em ensinar subjuntivo e condicional, adverbios e os malditos pronomes da lingua francesa; que disse que o meu nome era "bizarre"; e que achou estranho eu achar estranho existir uma palavra com dois "i" seguidos, me lembrando que existem tambem as que tem tres "e", sendo os dois primeiros acentuados!

na turma tem um japones, uma polonesa, uma alema, uma argentina, uma italiana cuja lingua materna eh um dialeto mais pro alemao e eu. eh engracado o sotaque do japones, e fico imaginando o meu (nao, tudo bem, o do japones com certeza eh mais engracado!). o da italiana tb, que "roule" o "r". e eu e ela hoje vimos algumas vezes como tambem o fato de pensarmos o frances como uma lingua parecida com a nossa nos faz cometer certos erros.

no curso tem varios japoneses, eu pensei que eles eram so turistas, mas nao, estao partout!

quarta feira eh o dia cultural na franca. tem escola que nao tem aula a tarde, que tem atividades programadas. tambem a nossa tem sempre uma atividade.

ontem entao fomos ao museu rodin, e eu ja era encantada com as obras dele estou ainda mais maravilhada, ainda mais podendo ouvir (e entender! rs) a guia. fantastico! e, bom, eu, que nao sei la grandes coisas de arte, descobri que a escultura nao eh de forma alguma unica! nao a do final do seculo xix comeco do xx... o mesmo artista, e as vezes seus aprendizes, fazia varias delas, muitas vezes com materiais diferentes (e as que os aprendizes faziam tambem eram assinadas pelo mestre). o primeiro exemplar na maioria das vezes era feito em gesso, como modelo, o que eh logico: ou entao se faria em marmore e se ninguem comprasse o coitado do artista ia gastar uma grana e se dar muito mal! la entao tem varios "o beijo", pelo menos 2 "o pensador" etc.

como bom exemplar da arquitetura, o museu, que ja foi um hotel e foi o ultimo lugar onde rodin morou, tem um jardim lindo, com lago e banquinhos como de direito. as esculturas estao tanto por todos os comodos da casa como no jardim, e tem algumas obras de outras pessoas, como um quadro de rodin feito por van gogh e outro do amigo monet; que, bem, o contexto desse quadro eu nao entendi. e a sala camille claudel, quem puder veja o filme sobre a vida desta mulher (eu gostei muito, sei que nem todos vao concordar... rsrs), aprendiz e amante de rodin e escultora maravilhosa, vi uma ontem chamada a valsa que eh a coisa mais linda! fiquei arrepiada no museu quando vi as duas maos, uma escultura q eu so tinha visto, olha la, no google! e para falar a verdade no museu fiquei mesmo com os olhos cheios d'agua!

de la ainda fomos na invalides, a igreja onde esta a tumba (!) de napoleao, absolutamente enorme, ao gosto dos megalomaniacos mesmo. nao pudemos entrar, ja tinha fechado. falo no plural porque eramos eu e a alema da turma, joselyn, que estavamos ja passeando desde cedo, com o museu rodin no meio da tarde.

nos saimos do curso, compramos uma baguette recheada no colombiano da esquina e fomos comer no jardin do palacio de luxemburgo, enorme, lindo, super frio e, segundo pensamos, a casa de algum amigo da napoleao. o predio e o jardim na verdade sao um pouco mais antigos, de 1610, da rainha marie de medicis, mas isso descobrimos depois, lendo a historia num mural explicativo onde tambem tinha o regulamento do jardim.

todo jardim, todo bulevard, tudo tem regulamento. nao se pode pisar na grama, contrariando a cena dos europeus fazendo picnic no parque, mas isso eh porque tambem a grana "hiberna" no inverno (que alias em frances eh "hiver", donc so ontem atentei para a semelhanca das palavras...)!

ainda ontem, cena do metro: uma mulher toca violino, belissimamente nas escadas. a gente passa correndo, aquele estresse de "sera que o metro tai?", e paro a tempo de ver um homem de seus la 40 anos tirar o fone do ouvido... para ouvir a musica do violino! essa cena foi para mim tao linda, de uma sensibilidade... ele estava ouvindo o que queria no ipod. mas o violino realmente! precisava ser escutado...

os vendedores ambulantes do transporte aqui vendem arte! grupos de musica tipica (hj eram italianos) vao de vagao em vagao tocando, e eh bom!

bom, preciso ir! viajo hj para os alpes franceses, para combloux, conhecerei a neve!!! bem,quanto ao esqui eu nao garanto... alguem viu bridget jones 2???

de mais, paris eh maravilhoso, tudo ta bom e gostoso, fiquei meio preocupada de perder uns quilos no comeco, mas acho que ja recuperei depois dos ultimos croissants, do chocolate quente e do quiche lorraine que eu ja comprei super pronto no supermercado e almocei hoje, fora os iogurtes, que aqui normalmente sao sobremesa e que eu devorei uns lindos que achei no supermercado. nunca tinha visto iogurte de cereja.

alias, ir ao supermercado sem saber o que exatamente sao as coisas eh uma experiencia maravilhosa... pensando em publicidade: obvio que muitas vezes recorro a cultura classe media de "nem o mais barato nem o mais caro", mas dentro da mesma faixa de preco a que estou disposta, acaba vencendo o mais bonito, o com mais informacoes, o com a foto melhor!... mas eu simplesmente nao conheco as marcas! tem dado certo... rs

preciso terminar de arrumar as malas! sera uma noite no trem e 3 no chale.

vos deixo, e espero noticias!!!

je vous embrasse,
beijos
clarissa.

1 commentaire:

Marla Naumann a dit…

Finalmente estou conseguindo ler suas mensagens na íntegra! Que bom que o seu blog saiu! Ia deixar um comentário só no seu último post, mas não posso deixar de dizer que você com certeza vai voltar, além de muito culta, muito chique! E outra: descobriu o paraíso dos supermercados estrangeiros? Pra mim, são uma das melhores lições de antropologia cultural que um páis pode oferecer... as embalagens mega-combo dos norte-americanos, os laçarotes e embalagens impecáveis dos japoneses, as bizarrices que os chineses comem, os cereais nativos dos bolivianos (e a invasão norte-americana)... e agora você vai precisar me trazer suas impressões dos supermercados franceses!!! Gostar de supermercado é coisa de Magali!!!!!!!

SAUDADES DE VOCÊ! Já sou sua vizinha em Niterói e Macaé, bem que eu podia ser em Paris tb, né?
Aproveite tudo! Bjos!