samedi 17 mars 2007

noticias daqui!

coucou!!

ola, envio agora com um pouco mais de calma algumas noticas de ca...
quem nao estiver com tempo pode desistir logo ou passar os olhos rapidamente, pois ja aviso que e longa a minha carta.

ah, e tudo sem acento e sem maiuscula porque esse teclado frances ja e dificil so por ter as letras em outros lugares...

a viagem foi bem tranquila, penso que talvez 12 horas dentro de um aviao, mesmo que na classe economica, e mais confortavel que uma viagem de onibus pra sao paulo, por exemplo, de 5 horas... claro que facilitou que nao havia ninguem do meu lado, entao foram 3 bancos so pra mim!

cheguei em frankfurt e a primeira pessoa que falou comigo, pra ver meu passaporte, foi um frances, ou seja, ja cheguei falando frances, mesmo na alemanha. como o voo nao atrasou, tinha 5 horas no aeroporto la, deu tempo de me perder sem me preocupar se perderia o aviao!

na air france fui informada de que minha reserva nao estava marcada! nao sei por que, e na verdade mesmo a elke, que me atendeu muito bem e gracas as forcas divinas falava portugues, nao soube me explicar por que meu nome nao estava marcado la, mas enfim, depois de algum desespero e de eu ja cogitar pegar um trem pra paris, ela finalmente viu que minha passagem existia e que eu podia embarcar.

da primeira vez que peguei o onibus da air france do terminal pro aviao senti muito frio. da segunda vez vi aquele monte de franceses falando vraiment frances e pensei que estava em um filme.

chantal me esperava no aeroporto, e de la fomos direto pra casa dela, em um banlieu de paris. so veria a cidade no dia seguinte, mas a acolhida nao podia ser melhor, com ela e guillaume, que estava em casa, alem de bahia, a cachorra, e chermesse, a gata.

quinta feira sim fomos aa cidade, ela me mostrou tudo de carro: a chegada pelo arco do triunfo (eu nao sabia, napoleao nao chegou a ver o arco, que foi idealizado por ele mas construido so a partir de 1833), a torre eiffel la atras, la concorde, o sena, o grand palais, o petit palais, o louvre, enfim! so uma panoramica! chantal estava tres ocupada entao me "largou" na cidade por umas duas horas, e eu, e claro, nao so adorei como achei pouco, e quando vi ja era a hora que tinhamos marcado. levei quase uma hora na notre dame, por onde comecei, e depois de passar pela ponte neuf (que significa ponte nova mas e a mais velha de paris) fui ao louvre ver que historia era aquela do codigo da vinci... fiquei so do lado de fora, descobri o dia que e de graca pra menores de 26 anos. voltarei la algumas vezes e talvez nao consega ver tudo.

eu pensei que paris nao tinha engarrafamento, ja que tem tanto metro...

e incrivel como e facil se perder aqui, ja que nao ha absolutamente nada quadrado. acho mesmo que nao existem ruas paralelas!

a rua poncelet, onde moro com pauline, e muito simpatica, tem absolutamente tudo aqui: padaria, doceria, supermercado, livraria, feira de frutas, peixes, uma loja que so vende queijos, um resto (eles abreviam tudo) italiano, lojas de roupas e de sapatos de diferentes qualidades, farmacia... tudo bem, tem mil que tem tudo isso, mas essa nossa rua e tao pequena!

pauline e otima tambem, bem francesa! e como suas amigas e quases todas as mulheres daqui muito bonita e maquiada ao bom gosto.

ontem fui ao bois de boulogne como thierry lazure, o personagem do meu livro de frances, mas nao vi nada de interessante, a nao ser uma floresta seca no inverno.

muito mais bonito e o parc monceau, pequeno e com arvores perseverantes, que sao as que nao perdem as folhas no inverno. la, como boa turista, pude abrir meu guia ilustrado e descobrir o que significavam aquelas colunas romanas que margeavam o lago e uma piramide no meio de tudo, descritos no guia como uma loucura do arquiteto nos fins do seculo 18!

e preciso pelo menos 5 fotos pra conseguir pegar o arco do triunfo inteiro, de la! la, sempre flores frescas e uma chama queimando, pelo "soldado deconhecido". pais com tradicao de guerra e isso ai.

aa noite pauline me chamou pra um restaurante com as amigas (les copines), que falavam muito e muito rapido e eu pude conversar so com uma ou outra de cada vez, nunca com todas ao mesmo tempo. assim pude perguntar a pauline o que era "mec" e descobrir uma giria para "garotos".

pra chegar la, pegamos um taxista muito simpatico que se meteu na loucura da rotula enorme do arco do triunfo. e totalmente louco la o transito, uma rotula com muitas pistas e carros vindo de todos os lados, entrando e saindo ao mesmo tempo. e tao doido que la tem uma regra especial de transito: em caso de acidente, todos os envolvidos sao culpados! justamente para obrigar que todos prestem atencao.

descemos o champs elisees, num caminho que o taxista fez especialmente para a turista aqui e ainda foi explicando tudo!

os franceses andam na rua muito rapido, talvez por causa do frio, talvez porque andar devagar seja coisa de turistas mesmo.

hoje tive minha segunda refeicao realmente francesa, com entrada, prato, queijo e sobremesa, sempre com vinho, e depois um cafe e um chocolate. comer e sempre bom aqui. claro que ja recusei umas coisas estranhas, por enquanto so acertei bem! ah, teve o almoco de ontem com baguete e suco de laranjas selecionadas do brasil, engarrafado, obvio, pois tudo o que precisa de mao de obra e muito mais caro.

tem maquina pra tudo, comprar bilhete na estacao de metro inclusive. o que faz com que em caso de duvida nao se tenha a quem perguntar! tudo bem, tem umas coisas que se vai descobrindo aos poucos...

bom, se e que alguem chegou ate aqui na leitura, aproveito para explicar o "coucou" do comeco: e o mesmo que ola, e a palavra vem de cuco, o do relogio! c'est sympa, non?

por enquanto tudo otimo, um convite pra neve nos alpes e outro pra praia na normandia, e hoje em casa porque cansa pensar em outra lingua varios dias seguidos! ainda!

espero noticias!

je vous embrasse,

clarissa.

Aucun commentaire: