samedi 24 mars 2007

chateau de versailles

pena que choveu, nao pudemos aproveitar o jardim.
ainda bem que choveu, tinha menos turistas: "so" dois onibus de japoneses. de todas as idades.

essa semana foi assim, meio chuvosa, muito, muito, muito frio!! sexta, que nem estava tao frio assim, anunciava-se entre 3 e 8 graus. achei que segunda seria o pior dia, mas depois mudei de idéia. e neste fim de semana recebi noticias de que haveria um churrasco na casa de thiago em itacoa, minha tia leva as priminhas para tomar sorvete, paula organiza um churrasco na piscina, programas para aliviar o calor. e eu segunda-feira pela primeira vez senti meus dedos da mao doerem, de frio.

obrigada, tia patricia, pelas luvas de couro! cheguei a pensar na terca: quem tem luvas nao tem frio. quinta me provou que eu estava enganada.

bem, no domingo, o vento em versailles anunciava a semana, mas pelo menos (?!) nao nevou!

o chateau de versailles, é, assim... versailles. eu acho que ele é ainda maior que o louvre (que dura 2 estaçoes de metro, e tem ainda outra para o acesso ao seu jardim, tuileries) mas nao tenho certeza e ha controvércias. o jardim, enormes. béné me disse que as festas la tinham varios ambientes, com orquestras espalhadas por diferentes partes do jardim. la no fundo, canais, inclusive os que levam ao "petit" trianon, a "casa" para onde maria antonieta ia quando queria "descansar" de versailles. bem, esta fica para outra visita. quem viu o filme que ta no cinema ai _ e eu vi no dvd que eu peguei na locadora-maquina perto de casa essa semana _ viu a vida dura da rainha e como ela ia se divertir. mas, realmente, aquele luis xvi é um chatao.

num jardim tem uma fonte com o rei (se eu nao me engano, essa é do luis xiv, o "rei sol") representado por uma estatua, e em volta dele, varios sapos. sao a representaçao da corte!

a capela é um dos primeiros pontos de visitaçao. o audio-guia explica: sao dois andares: o primeiro para a corte, o segundo para o rei e sua familia, que afinal estao entre os mortais e Deus. acho que vem dai "olhar de cima"!

fizemos uma das visitas, que incluia os quartos e ante-quartos do rei, da rainha (separados, obvio), os aposentos onde o rei "despachava", uma sala dedicada aos assuntos de exercitos, a maravilhosa e famosa galeria dos espelhos, com doze janelas dando para o jardim, refletido nos doze espelhos paralelos às janelas.

essa galeria estava em reformas, e mesmo a reforma foi "escamoteada" de uma forma interessante: a galeria é toda simétrica, e as obras foram cobertas por um material também espelhado, dando uma impressao de continuidade.

dos comodos, o mais bonito é o "chambre de la reine", que acaba de ser restaurado, precisamente o quarto da maria antonieta que aparece no filme. lindo! superdelicado, todas as estampas florais mais delicadas e bem-casadas do mundo, com certeza completamente over, mas tudo em versailles é over!

e por falar em over, outro que adorava o chateau era napoleao primeiro (para gente é so napoleao, né? quem se lembra do terceiro?). tem um comodo "dele", com o quadro da sua coroaçao, também enorme, e que eu nao me lembro de ter visto antes mas na frança ilustra todos os livros de historia: napoleao se auto-coroando imperador, enquanto pela tradiçao isso deveria ser feito pelo papa (mauro pfeil, pré-vestibular 2001!), mas este, neste quadro, so assiste à cena sentado, passivo. a esposa de napoleao lhe faz referencia, em volta todos os "importantes" da época assistem à cena na notre dame.

este quadro esta também no louvre, que eu fui ontem à noite, aproveitando a noite de graça pros estudantes menores de 26 anos (boa éepoca para vir à paris!).

mas isso e outras coisitas conto depois... bonne nuit!

beijos

Aucun commentaire: