samedi 17 mars 2007

neve em combloux, tempo bom em paris!

mas talvez neve por aqui na semana que vem!

coucou!

noticias ja nao tao frescas, ja que na verdade ja tem tempo que nao escrevo!!! mas tudo bem, vamos la!

o metro! dia desses ia pro "centro" com a alema e a nova espanhola e entrou um dos grupos de musica. eh aquela historia, se as vezes me sinto num filme, a musica do metro eh a trilha sonora que faltava!

e por falar em filme, um dia desses eu fui ao banco do brasil (ja contei que a unica agencia do banco de brasil eh pertinho de casa? bonne chance!) so pra ver qual era, pois na pressa tirei dinheiro no hsbc da esquina e devo ter pago uma pequena fortuna a ser descontada do cartao de credito. entao, como eu dizia, fui ao banco, vi qual era, e depois resolvi arriscar uma rua nova. no meio do caminho tinha um negocio chamado "pau brasil".

parei pra ver: restaurante. meio bizarro. na entrada, o letreiro: copacabana. imaginou? eh pior! peguei um folder. eh um cabare, ao que parece, o folder eh ate bem parecido com o do moulin rouge, que eu peguei no dia seguinte, com a diferenca do chamariz do brasil. as mulheres todas vestidas de desfile de escola de samba, plumas e tudo o mais, algumas inclusive com cara de orientais (deve ser a tal diversidade brasileira). menu entre 100 e 150 euros. bizarro. eh o mesmo preco do moulin rouge, que, afinal, eh o moulin rouge, e se nao fosse tao caro bem que eu ia gostar de ver o show... _ alias, perguntei aa guia de ontem, a prostituicao eh absolutamente proibida na franca.

em relacao ao carnaval, algumas consideracoes:
_praticamente nao ha carnaval aqui, nem eh feriado nem na terca feira. quando acontece, eh uma festa da escola onde as criancas se fantasiam e saem aas ruas. so.
_a concierge, que eh "o zelador" dos predios franceses, e que por acaso eh portuguesa e nao quer falar portugues comigo, enquanto eu passava, contou ao homem q trabalha aqui, fazendo faxina e pequenos trabalhos ao que me parece, que eu era brasileira. ele falou que vai ao brasil em julho, pro carnaval!!! e ficou decepcionado quando eu disse que o carnaval eh so em fevereiro, mas em julho tem outras coisas pra ele fazer la! rsrs

entao, dito tudo isso, o cinema. saia do banco do brasil, peguei uma rua diferente e vi um cinema que passava "uma noite americana", filme do truffault que eu sempre ficava de ver e nunca vi. claro que achei estranho e fui ver qual era. um senhor veio me "recepcionar" e o que eu disse era que apenas queria conhecer o cinema. frances simpatico! ele: "ah, entao entre!" e me mostrou a sala de projecao, lindinha, toda vermelhinha e pequena. e depois me contou a historia: o cinema data de 1938, e o truffault gostava de frequentar la. inclusive foi la que comecaram os movimentos da nouvelle vague (nova onda, para quem pediu traducao do frances)!!! e hoje fui assistir a "uma noite americana" neste lugar! parecia sessao das 3 da tarde no paysandu: media de idade, fora eu e duas amigas, de no minimo 60 anos. e eu voltei no tempo umas boas decadas, algumas mais do que as que eu vivi. antes de comecar o filme, surgiu uma musica classica. depois, abriram-se as cortinas, apagaram-se as luzes, e, enfim, comecou o filme. um encanto! claro que eu preferia que tivesse legenda, mesmo se fosse em frances (!), mas o que as palavras nao diz se entende pela imagem.

bom, mas a novidade da semana foi a neve! depois eu volto pra cidade...
combloux eh uma cidadezinha perto de mageve, outra cidadezinha mas um pouco maior. pra chegar la pegamos o trem da noite. marquei no metro arts et metiers com julien, meu primo, 19:30h, no horario frances, como ele gosta de salientar (o que significa sem atraso!). casa dele e estacao de trem. alias, o trem partiria aas 22:44h, precisamente. mas como eu estava com uma passagem para outro vagao, ficamos ocupados em trocar meu lugar pra eu ficar no mesmo quarto que todos eles (6 pessoas, no total) e nao vi se saiu na hora exata.

primeiro jeitinho brasileiro: desalojar o coitado do cara que estava la para eu ficar e aloca_lo para dois vagoes atras. segundo foi a mesma coisa na viagem de volta. mas os franceses tb adoram "dar um jeitinho", eh, como me disseram, um esporte nacional, diferente dos alemaes, tb me disseram. e alias, o que tem de gente aqui que "burla" o metro eh impressionante!

o trem eh o tal trem da noite, que ate demora mais para que todos possam dormir tranquilos. claro que eu nunca tinha estado num desses, para ser sincera o unico trem que eu peguei acho que foi o de tiradentes, e antes de dormir me lembrei do "assassinato no expresso do oriente" da agatha cristhie. resultado: sonhei uma historia de misterio que se passava dentro do trem, os personagens eram de macae e quando tudo seria solucionado chegamos ao nosso destino e acordei! droga! rs

no chale estavamos os seis, e depois chegaram mais dois, um amigo de julien e a namorada, que para mim eh esposa, ja que moram juntos no pais basco. essa menina eh uma gracinha, amaia, me ensinou a fazer um doce muito bom (que, bem, eu ainda nao fiz), e me ajudava com as palavras em espanhol quando eu nao entendia o frances.

no primeiro dia "fez bonito", como eles dizem. peguei um patinete, que eh um esqui pequeno. na saida do primeiro teleferico deslizei direitinho, fiquei feliz e comemorei. e cai logo em seguida, obvio!!!

la em cima da montanha tem restaurante e eh muito bonito. na volta, mais um jeitinho brasileiro. eu estava de patinete, nao poderia voltar de telesiege, reservado aa subida e aa volta so dos pietons (pedestres). mas claro que expliquei que nao seria possivel para mim descer as pistas la de cima! e voltei ainda inteira para casa, neste dia.

aa noite, raclete!! e vinho branco, vinho tinto, malibu com suco de ananas, kyr (vinho branco com licor de cassis ou mure, que eh uma fruta vermelha que eu nao sei o que eh). eles bebem muito aqui, mas nao demais. eh engracada essa relacao com a bebida, eh algo absolutamente natural, e nao uma festa, nao vi por enquanto nenhum exagero! a bebida esta la. nas refeicoes, todos os dias, seja vinho ou cerveja (ou champanhe de aperitivo, oba!).

a noite qdo ja estavamos para ir dormir, amaia bateu na porta para dizer que estava nevando!!! claro que eu fui correndo ver a neve caindo, fininha...

no segundo dia peguei uma aula particular de esqui (!!!) e ai acho que aprendi melhorzinho. a partir dai ja pude frequentar as pistas verdes, mais faceis, eu e os petits enfants que seguiam as mamaes nas curvas. alias, quando comecei minha aula havia uma menina tambem aprendendo, com outro professor. idade? quatro anos!!!

acho que as criancas tem menos medo porque elas estao mais perto do chao. e mais acostumadas a cair, com certeza.

os meninos e a gitta pegavam snowboard, tomas e cia iam a-m-a-r! (vao um dia!)

enfim, os dias de esqui se alternaram entre comidas com batatas, salada e charcuterie (todo tipo de presunto), neve , alguns tombos, chas e chocolate a tarde, jogos em frente a lareira (o de maior sucesso foi a dama chinesa, muito maneiro) e jantar tranquilo em casa, as vezes mais divertido quando o "esquilo" que mora no pais basco discutia politica e defendia o voto no jose bove como uma forma de fazer avancar suas ideias com os meninos um pouquinho mais aa direita. as eleicoes presidenciais serao em maio e o franceses, que se orgulham tanto da lingua quanto de um sistema politico que parece perfeito (e hj foi a vez da minha professora defender isso na aula) so falam disso. alias, e esse email ta cheio de alias, todos os europeus da turma e outros com quem conversei acham muito bizarro o voto ser obrigatorio no brasil. votar nao eh uma obrigacao, mas um dever civico!

no ultimo dia de esqui fomos almocar no restaurante la em cima, e dessa vez, como eu ja tinha ate tido aulas, resolvi ir de esqui mesmo e descer uma das pistas azuis, do segundo nivel. mas nao era para mim. quem quiser pode confirmar no video: http://www.dailymotion.com/register/cd55efb3d54bcc3d82cb5b979/2416381

resultado: ja quase na chegada eu peguei muita, mas muita velocidade, tentei frear mas me foi impossivel e cai de cabeca na neve dura! e depois descobri que nao existe o verbo "doer" em frances, eh: "vou mal da cabeca", "vou mal das pernas", "vou mal dos bracos" etc. ou seja: eu ia mal de tudo, e doia do mesmo jeito. eh um esporte pesado o esqui, so de ter que andar com os "sapatos" de esqui, que sao uns patins sem rodas, e de ter que carregar os bastoes e o esqui antes e depois ja eh um esforco danado!

ja ouvi frances orgulhoso de ter a lingua com o maior numero de palavras do mundo, mas "faltam" algumas palavras nesta lingua: o tradicional "saudade", todos sabem (apesar de o portugues NAO ser a unica lingua que tem esta palavra, ta?), o ja dito "doer", mas tambem "beijar", porque eles "fazem um beijo". os milhares de vocabulos da lingua devem ser para nomear todos os queijos, maravilhosos, e particularmente recomendo o reblochon quente, que fica como uma forma e tudo derretido no meio, otimo para comer com batatinhas douradas!

bem, finalizando a viagem, novo trem da noite, o fim de semana foi otimo, mas ja era segunda-feira e todos tinhamos que trabalhar!

na quarta feira teve mais uma visita guiada, dessa vez para um passeio chamado "passagens", que sao as galerias, na verdade os shoppings de 1700 e muitos, 1800 e todos, decadencia em muitos anos dos 1900, e ja ha alguns anos algumas tem lojas carissimas de roupa, jean paul gutierrez, por exemplo, e estilistas fashion do eixo paris-japao entre outros, tambem lojas de colecionadores, de fazer violao, papelarias e trecos lindissimos e caros, obvio. mas algumas galerias tem lojas "normais" tambem, inclusive com placas a venda de todas as propagandas antigas que eu a-d-o-r-o, sejam da betty boop com a coca-cola, seja de sabao em estilo art-nouveau, seja de suco de laranja em 1950 ou 60.

as passagens tem uma evolucao, e eh muito interessante ver isso com guia, porque ela chama atencao para umas coisas do tipo: a evolucao do sistema de ventilacao do teto, inclusive pela inovacao tecnica de conseguir moldar melhor as esquadrias, o primeiro aquecimento vindo do chao de paris. as tais galerias eram muito procuradas pelo motivo que se vai ao shopping: compra-se de tudo la, ou entao so pra olhar vitrines e as "modas", desfilar, segundo ela, com a sua nova "conquista", ter certeza de que se esta protegido da chuva, do sol e dos perigos da rua. e sobretudo em um tempo em que nao havia calcadas!!!

para quem se interessar pelas galerias, repasso um link que por acaso minha tia lina tinha me enviado no comeco da semana, antes de eu saber que faria esse passeio:
http://www.linternaute.com/paris/magazine/passages-couverts-a-paris/10-passages-a-de-couvert.shtml

e so por falar em lugares so para se passear, coisas que acontecem no champs elysees, que eh a rua mais chique de paris, com todas as lojas de luxo e das marcas mais famosas do mundo: tem uma loja da luis vuitton onde cada pessoa pode comprar no maximo duas bolsas. e dizem que se voce passar la na frente as japonesas pedem que voce entre na loja e compre para elas!

me despeco com duas girias para galera do frances: esse negocio de falar "coisa", "chose" aqui ta em baixa entre a jeunesse, o que rola mesmo eh "truck", que eu acho que pode ser traduzido por "parada". outra giria eh "uf", que eu nao sei como se escreve, mas tambem ninguem precisa escrever isso, e eh quando uma coisa, "truck" eh muito doida, "uf"!

ontem fiz meu primeiro babysitting que foi otimo, consistiu leitura, palavras cruzadas nivel facilimo em frances, e tv, sendo que todo o meu trabalho foi devolver a chupeta ao nenem quando mathilde chorou. ela tem oito meses, eh superfofa e gracas a tudo o que ha de bom no mundo dorme feito um anjo. eu fiquei la para papai e mamae poderem passear tranquilos por duas horas, e espero que eles facam mais isso!

os sabados aa noite eh que nao tem sido muito animados, mas estou bem satisfeita de dormir cedo para ir conhecer versailles amanha com os tios, antes dos turistas!

beijos a todos,
clarissa.

3 commentaires:

Marla Naumann a dit…

História de mistério com personagens macaenses? Lembra do suspiro assassino na sua casa? Deus do céu hahahaha...

SObre as japonesas e o eixo Paris-Japão: tudo que é chique no Japão é francês... eles conseguiram aliar toda a cultura oriental de presentear tudo e todos com a elegância dos franceses. E as japonesas vestem Luis Vitão da cabeça aos pés (do jeito que elas pintam o cabelo, já já aparece castanho com reflexos em forma de motivos Luis Vitão).

Sobre o tombo de esqui: o gritinho é o melhor!!!

Bjos!

Unknown a dit…

Oi Cla,
Estou amando suas aventuras em Paris!
Curta mesmo, que a hora é esta!
Vou ficar ligada no blog.
Beijocas.
Tia Pat

Unknown a dit…

Linda crônica! Ficarei aguardando postagens.
Quanto aos sabados à noite, boa hora para um papo com papai e mamãe...rs...
Bjs
Sua Mãe