mercredi 11 avril 2007

trabalho! / boulot!

Depois de 5 entrevistas e uma proposta por telefone em duas semanas, comecei finalmente a trabalhar! O que significa que posso relaxar um pouco nas contas com os euros... rsrs E angustiante gastar sem ver nada entrando, nao estava mais acostumada com isso! Mas é claro que, além da minha viagem aprés, eu ja faço planos de um antigo sonho de consumo jamais realizado...

Fui a 1 "usina" (que seria um trabalho mecanico pendant muito tempo que so me fez lembrar o mais que batido Tempos modernos), 1 au pair em casa, que eu adorei a mae, adorei o menino de 5 anos, fiquei com pena de nao ter conhecido a menininha de 2 anos e meio, adorei a casa, que tinha uma parede da cozinha toda pintada com as palmas das maos de toda a familia _ igual toda crianca tem vontade de fazer em casa _ mas nao estava valendo a pena pelo salario (e so valeria se eu fosse morar la, mas eu nao queria me mudar porque aqui tudo marche bien com Pauline, alem de ser um lugar otimo)... 3 restaurantes, dois da mesma "marca", porem longe de casa, e finalmente o que estou ha 3 dias, no Champs Elysées, a 10 minutos a pé! a outra possivel proposta de au pair seria na mesma rua, em frente praticamente, mas veio ja depois de eu ter decidido por este fast food frances. Pardon, aqui é "restauration rapide".

No primeiro dia foi servir o cafe da maquina, o que ja deixou meus dedinhos frageis de tanto copo quente. E logo eu, que fiz cafe na cafeteira pela primeira vez esta semana, com meu pai aqui. Ja nao tomo muito cafe desde os primeiros dias de estagio, em que fui tentar acompanhar o ritmo de cafe da empresa e acabei com uma gastrite!

Tenho uma colega brasileira, com quem tiro duvidas em portugues, apesar de ja termos sido avisadas de que nao é essa a lingua por ali. Mas na verdade a lingua por ali é a da mimica, o italiano, o ingles, o meu portugues que ajuda a espanhola que queria uma caixa, palavra que nas nossas linguas nada tem a ver com o frances _ boîte. Tem os turistas e tem os franceses, e a "promocao pelo numero" do fast food frances chama-se menu. Sim, existe menu com sanduiche, salada, bebida fresca ou quente e sobremesa! Sinal dos tempos...

Tudo bem por la, na verdade é uma grande casa onde nao 2, mas milhares de pessoas almocam, lancham, jantam todos os dias. Nao faco ideia de quantas. Minha nova amiga brasileira me disse que ela sera mais educada agora, quando vai a uma lanchonete e nao se preocupa em recolher tudo, jogar as coisas no lixo etc. Eu penso se um dia farei tarteletes de fraboesa, bolinhos e paes de chocolate em casa. Olhando assim parece facil!

Um pouco dificil é entender o frances com todos os sotaques do povo que trabalha la: alem dos franceses e das brasileiras, tem arabes e africanos de paises que eu ainda nao entendi o nome. Por enquanto so reconheci o Camaroes! Mas se eu tiver ouvido para tudo o que se mistura ali, acho que ai sim estara dominado!

Je me couche, le jour a été long!

__________________________________________________________________

Apres 5 entretiens et une proposition par téléphone en deux semaines, j'ai commencé finnalement a travailler! Ca veux dire que je peux relaxer un peu sur mes comptes avec des euros... rsrs C'est angoissant dépenser sans voir l'argent en rentrant, je n'était plus habituée a ça! Mais c'est sur que, un plus de ma voyage depois, je fais des plans sur un ancienne reve de consummation jamais réalisé...

Je suis alée à 1 usine (un travail méecanique durante beaucoup de temps qui m'a fait me suivre le film connu "Temps modernes", et ne fait rien en plus au mon français), 1 au pair à la maison, ou j'a adorait la mére, le petit enfant de 5 ans et c'était dommage que je n'avait pas connu la petite de 2 ans e demi, j'a adorait la maison, avec un mur de la cuisine toute peinté avec des mains de toute la famille _ comme toutes les enfantes veulent faire à la maison _ mas c'était pas la peine à cause du salaire (et c'était la peine si je fuisse habiter la bas, mais je na voudrais pas me demanager, parce que ici tout funciona bem avec Pauline, en plus est un endroit très bon)... 3 restos, deux avec la même "marque", mais loin de la maison, et finalemment cela où je suis il y a 3 jours, aux Champs Elysées, 10 minutes à pied! L'autre possible proposition d'au pair était à ma rua, en face, mais j'ai la reçu aprés avoir décidé ce "fast food" français. Perdao, ici est "restauration rapide".

(...)

J'ai une collegue brésilienne, avec qui je parle en portugais si j'ai une doute suivante. Le manager nous a dit que c'était pas pour parler en potugais, c'est pas la langue la bas. Mais en fact, la langue la bas é la mimique, l'italien, l'anglais, mon portugais qui peux aider l'espagnole qui vaoudrait une boîte, une mot que en français ne se paresse pas avec nos langues _ caixa. Il y a des touristes et des françaises, et la "promotion par le numero", comme au McDonald's, au fast food français s'appele "menu". Oui, il y a le menu avec sandwich, salade, boisson froid ou chaud et dessert! C'est un signe des temps...

(...)

C'est tout bien la bas, en fact c'est une grand maison ou c'est pas 2, mais milliars de personnes qui déjenent, font des petits goûtés et dinnent tous les jours. Je sais pas combien de personnes. Mon amie bréesilienne m'a dit que maintenant quand elle ira à une lanchonete les prochaines fois elle va etre plus poli, va laisser tout plus rangé, jeter les trucks etc. Je pense si je vais faire les tartelettes de framboise, les gateaux e pains de chocolat chez moi, un jour. Quand je regarde ça me sembre facile!

(...)

Vou dormir, o dia foi longo!

2 commentaires:

Unknown a dit…

Show de bola hein Clacs. Ta virando u francesinha hien!

Nosso flog agora eh time_trim e nao mais timetrim!

Nat a dit…

anisCla, parabéns pelo trabalho!

Olha, um dicionário de português (de Portugal) online pra quando vc tiver dúvidas da palavra

http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.asp

Beijocas, te amo, tou com saudades.
Nat