mardi 24 avril 2007

bretanha

Pré-S.: esse vai so em Portugues mesmo...

Ja tava querendo dar uma rodada por ai, e agora com o trabalho tenho que aproveitar as folgas.

Por sorte tive tres dias, mas enquanto resolvia com a outra brasileira que tambem bate ponto la o que fariamos na coincidencia das nossas folgas, o tempo foi passando... A folga era na quinta, na quarta ainda nao tinhamos comprado passagem. Eu queria ir para Bretanha, e entao decidi que eu ia de qualquer jeito.

Meu contato na Bretanha é a Clarissa, que eu nao conhecia, mas: 1-foi aluna da minha tia em frances em Niteroi; 2-estudou no mesmo colegio que eu em Macae, do ano do meu primo Lucas; 3-é amiga de facul da esposa do amigo do meu irmao (e por ai virou aluna da minha tia). Entao, muitos lados de contatos, e ela foi supersympha!

Tentei ligar para ela de manha mas devia estar na aula e nao atendeu. Por sorte, qdo fui ver meu email na mesma hora, ela tinha estado la, deixado uma mensagem: sua tia falou que voce quer vir, me avise quando e venha! E eu avisei as 23h que eu chegava as 9h, sabendo do risco de que ela nao fosse ver. Quem tem o Guia dos albergues da França nao tem medo! E la fui eu e minha mala para a Gare pegar o primeiro trem de viagem sozinha.

Dormi a viagem inteira, claro, pois no dia anterior tinha trabalhado até as 22h e depois em casa tinha email, quarto e mala para arrumar, telefone com o namorado, aproveitando que eu ja ia dormir tarde mesmo (e ai dormi mais tarde ainda, obvio). Cinco horas de fuso horario é dificil! Preferia que fossem doze, de oito as oito deve ser mais facil de falar. Mas a viagem inteira de TGV (train grand vitesse _ alta velocidade) da duas horas...

Nove da manha ligo para a Clarissa: estou aqui! E ela foi me buscar na gare!

No apartamento, mais uma macaense e uma carioca, alem dos namorados, um italiano, um frances e um bretao (frances, mas antes, bretao), acabei ficando por la pois a noite teria uma festa da facul (elas fazem um ano na Ecole de Architecture), quem sabe no sabado Clarissa iria comigo a St Malo, a praia enfim!

Neste dia conheci Rennes, que se nao é, é irma dela, da cidade do Asterix. "Nossos ancestrais, os gauleses", nome de um restaurante "rustico" em Paris, fundaram a cidade, e mesmo depois da colonizaçao romana e de mil e quinhentos anos depois disso as casas mantem o estilo.






Bem, espero melhoras nesse negocio de botar foto no blog, ta?

Rennes é a menor cidade do mundo a ter metro. E o que é mais incrivel e civilizado é que nao tem uma roleta para entrar no metro. Tem uma placa: "a partir daqui voce precisa estar munido de um bilhete", e tem um posto auto-serviço para comprar o bilhete e outro para validar (depois da validaçao voce tem direito a andar durante 1 hora em metro ou onibus). Mas nao tem uma barreira, uma roleta, nada!!! E se voce quiser vai entrando... Agora, se te pegarem sem um bilhete valido, sao 27 euros na hora que voce vai pagar de multa ao policial.


Na festinha mais uma brasileira de nascença, a Mariana, que se tornara companheira de praianan calça-jeans em breve, uma brasileira de coraçao, a Elise, que foi para um ano no Rio, arrumou um namorado carioca, fala portugues superbem, inclusive um "Caraaaaaca, mané, qualé?" sem nenhum sotaque, é adepta dos abraços nas pessoas queridas, embora saiba que os franceses estranahm muito isso, e é uma dessas pessoas que voce fica feliz de conhecer, nem que seja por uns momentos numa festa da faculdade em Rennes, e que eu talvez nao va mais ver na vida. Ou quem sabe sim, no Rio? rsrs


Muitas outras pessoas, claro, mas tambem nao posso escrever todos os minutos...


A facul é linda, e as meninas falaram que o nivel é otimo, mas nao vamos falar sobre isso, hein?


Lindo tambem foi depois da festa, que tem hora para acabar e eles expulsao a galera, e o namorado bretao da macaense toca um instrumento de sopro bretao que eu nao faço idéia do nome e que faz um som lindo, lindo, lindo!!! Ele participa de concursos de musica breta (!!!), e foi puxando a galera, que saiu do predio da faculdade pelas ruas em procissao. Pararam numa praça e, sei la que horas depois da meia noite numa cidade em que os bares a noite fecham a 1h, tocava no meio da praça. Fui vendo as sombras nas janelas, pensando que aquilo era lindo... Mas sera que os vizinhos estavam gostando??? O pessoal de um dos apartamentos chamou os musicos, pois ele estava acompanhado de um "flautista bretao" para perto. Eles foram, e foram recebidos com aplausos! Lindo.


Dia seguinte, Nantes. As meninas tinham muito o que trabalhar em cima de projetos para problemas especificos das cidades da regiao, e eu, turista, fui sozinha a Nantes, que nao é mais Bretanha, mas ja foi, ate o final do seculo XVIII, mas agora é parte do Pays do Loire, aquela regiao la onde tem um monte de castelos! Bem, e para começar vi um castelo, no meio da cidade, ainda de dentro do trem.


Mas para começar o passeio fiquei com o parque das flores, bem em frente a estaçao, com todas as flores classificadas e uma maneira gentil de interditar a grama: "Esses gramados centenarios sao restritos aos passarinhos".


Fui passear no centro antigo, as lojas sao sempre um "problema" a parte mas estou conseguindo me controlar mais ou menos bem! A cidade realmente é beeem diferente de Rennes, ja é bem maior, e mesmo no estilo quase nao se veem as casinhas bretas. Vi uma, no meu passeio, meio perdida...


O castelo esta aberto ao publico, mas o que o povo gosta mesmo é de pegar um solzinho no gramado, onde alias almocei, margeando o "laguinho" onde os patinhos iguais ao enfeite de mesa do lado do sofa que a minha mae tinha (pescoço verde, sabe?) nadavam. Esse "laguinho" é o que adaptaram daqueles pocos d'agua que rodeavam o castelo, para isola-lo. Nao sao poucas as vezes que eu me sinto num contos de fadas! rsrs Os castelos existem!


Pode-se passear pelos muros dos castelo e espiar a cidade, sem que ninguem te veja ou nao. As criancinhas em excursao adoram, ficam gritando la de cima para quem toma um solzinha la embaixo. Eu tambem adoro, mas sou um pouco mais silenciosa!


Bem, sobre fortificaçoes, tem St Malo, para onde tive o prazer de ir acompanhada por Clarissa, Mariana e Michela, a italiana. Nao vai dar tempo de escrever agora, mas deixo a foto e um post a ser "postado".




5 commentaires:

Unknown a dit…

Cla, querida, adorei ler sua reportagem bretã ! Tenho aqui comigo uma farinha de "blé noir" que o Daniel, que casou com a Jacqueline, lembra? me deu pra fazer uma autêntica crepe bretonne. Espero que você tenha aprendido aí... :))) Aliás, espero que você tenha comido crepes lá, e aí em Paris, ainda é fácil de achar,a cada esquina? Crepe au sucre, crepe au sucre et beurre, eram as mais baratas pra matar minha gulodice. Beijão, tanteliná (Lina)

Marcia Lamarão a dit…

Aê, ninguém merece ir pra França pra encontrar macaense! Esse mundo é um ovo!
Assim, que eu comprar mais créditos, te ligo pra saber dos detalhes censurados! Hihihi.
Bjos e saudades,
Marcia.

P.S.: Pré.S.?!?! Hahahaha! Adorei! Pode-se falar assim, ou essa é mais uma de suas invenções geniais?

clarissa a dit…

Tia, comi uma galette breta com champignons escuros e molho branco que estava uma delicia!!! Depois eu ia comer uma doce, mas como as meninas resolveram econmizar 5 euros eu resolvi tb, para nao ficar com tanto peso na consciencia de ter comprado o meu vestido rosa-choque!!! Eh isso mesmo, so quem ler os comentarios vai ter o privilegio de saber que eu comprei um vestido rosa-choque!!! Lindo!!! E olha que eu nem fui à Espanha ainda, imagina do que eu vou gostar la!

Marcia, essa historia de detalhes censurados ja esta gerando um conflito no casal, por favor explique publicamente que nao é nada disso! Alias, eu nao sei mesmo do que vc esta falando! Se for sobre a faculdade, é so porque nao da para comparar mesmo...

Pré-S é uma expressao que existe apenas do Novo Dicionario da Lingua Clacstistica, mas aposto que vai se difundir por ai, pois, além do seu, ja recebemos tambem o comentario elogioso do Diretor-chefe de Redaçao do Correio de Clara (vulgarmente conhecido como o meu primo Luiz Henrique Batuta, excelente jornalista-familiar).

Mila Aranha a dit…

Oi Clarissa!!
Vi suas fotos no link do album que vc mandou (faz tempo eu sei, é q só agora consegui um tempinho para vir aqui comentar)! Estou morrendo de inveja (boa) e saudade de Paris!
Aproveite cada cantinho!!

Vou dar uma olhada em um guia da Franca q eu tenho aqui para procurar alguns lugares legais p/ vc visitar!

beijos!

Nat a dit…

Clac's mais uma vez fantásticos os comentários... Todos aqui morrendo de saudades e eu louca pra ouvir suas histórias pessoalmente quando voltar.
Tomás esteve aqui em casa ontem pra levar Guigui pra Macaé e conhecer o ap novo, mas não recebi o seu presentinho! Estou na curiosidade ainda.
Tia Alice também veio este fim de semana e nos divertimos um bocado juntos.
Terça faremos um churrasco aqui no salão de festas do prédio como Open House oficial, já que a feijoada foi o Close Home (hahahahaha, acho que vou te imitar e criar um dicionário, embora já tenha o Natalia e Natalia e a origem de todas as coias)
Bem, acho que já está ficando longo este comentário, daqui a pouco é melhor mesmo escrever um e-mail.
Beijos,
Nat
p.s.: Você de vestido rosa-choque vai ser definitivamente uma experiência inovadora.