dimanche 1 avril 2007

supermercado e saco plastico

Comeco pelo segundo. Uma das coisas legais no modo de viver de Paris é ter que pagar pelo saco plastico do supermercado. Claro que da primeira vez que a moca do caixa leu o codigo de barras da sacola onde eu colocava minhas compras eu fiquei meio... puta de gastar dinheiro com uma coisa tao... boba? Mas, mais do que me resignar, concordei plenamente. Depois comprei uma sacola por oitenta centimes tambem no supermercado. De um "tactel", com uma capinha que a faz ficar dobradinha bonitinha dentro de qualquer bolsa, nao pesa absolutamente nada, quase nao faz volume e me faz pensar que eu estou deixando de usar umas tantas sacolas plasticas por dia, que levariam 4 seculos para virar natureza de novo.

Uma coisa legal dos supermercados: tem sempre o preco em francos (bem, nao sei se alguem ainda pensa em francos por aqui, mas acredito que sim), e o preco por quilo ou litro! Isso é muito bom, porque ai sim da para comparar! Quantas vezes na dureza no Sendas eu ficava fazendo conta se valia a pena comprar uma embalagem grande por um preco ou duas ou tres menores!

Marla minha amiga viajada comentava das mega embalagens americanas e das coisas bizarras dos chineses. Eu comento da quantidade de sabores de iogurtes e das minimas e mega embalagens francesas. Tambem tem umas coisas enormes aqui, o que sempre da a impressao de estar ecnomizando. Mas tem umas geleias para fazer o seu "cafe-da-manha individual de hotel". Muita coisa individual, hoje por exemplo comprei dois mini-fondues que serao preparados no microondas. Eba! Fondue em dois minutos! Um para mim, outro para Pauline. Cada uma no seu "potinho". E so depois lembrei como é legal roubar o paozinho dos outros que caiu na panela.

Fora o espanto com o fondue e as divagacoes quase filosoficas, a verdade é que muita gente mora sozinha e/ou come sozinha. La em casa em Niteroi, por exemplo, sempre sobrava alface, mesmo com duas pessoas. Ja cheguei a pensar que deviam vender meia alface.

Aqui eles vendem. Ja vem ate lavada, pode vir misturada com outras folhas, "mix crocante", para uma, duas, tres ou quatro pessoas. E a embalagem, "plastica", é biodegradavel!

"Plastico" de fecula de batata.

4 commentaires:

Rachel Agavino a dit…

Essa coisa da meia alface devia ser adotada no mundo todo.
Para quem mora sozinho ou em duplas, é um grande adianto.
Por enquanto, não como alface. Não compro.
Porque estraga!
Beijos!
E aproveita tudo de Paris!!!

Marcia Lamarão a dit…

Sem querer estragar seu deslumbre, mas o hortifrute aqui perto de casa também vende pacotinho de mix de folhas lavadas. A questão é que é mais caro do que comprar a alface inteira, mas por outro lado, não há desperdício e não se tem o trabalho de lavá-las (mas claro que a minha mãe sempre lava, pq ela é neurótica). É só pesar o custo benefício e escolher qual a melhor opção.
Só a embalagem que não é ecológica. É isopor...

Marcia Lamarão a dit…

Ih! Esse post não me pediu senha pra colocar o comentário. Seu blog é de lua!

Micas10 a dit…

É uma questão de tempo até se ter que pagar todos os sacos plásticos, seja aos logistas seja ao Estado na forma de uma Contribuição Ambiental